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Militec-1: Descritivo PDF Imprimir E-mail
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Mecânica Off-Road
Escrito por Daniel Oliveira   
Qui, 14 de Outubro de 2010 15:24

Uso do Militec-1

Produto criado pela Marinha americana nos anos 80 e usado até hoje na manutenção de armas, e liberado para uso comum na década de 90, é um condicionador de metais importado dos EUA, e distribuído em todo Brasil por uma empresa curitibana.

O Militec-1 pode ser adicionado a qualquer tipo de óleo ou graxa existente no mercado, seja mineral ou sintético, e também aplicado puro, em locais de atrito entre metais que não utilizam óleo ou graxa. "O Militec-1 usa o lubrificante para chegar às superfícies metálicas em atrito e aos pontos críticos de calor dentro do equipamento. Após isso, ele sai do lubrificante, e suas moléculas fixam-se na superfície metálica. Acontece uma adsorção, que é fixação de molécula de uma substância na superfície de outra", explica o diretor técnico da Militec-1, Jovane Cardozo.

O efeito dessa reação torna a superfície metálica 17 vezes mais resistente. Além do aumento da resistência da superfície metálica, o Militec-1 reduz drasticamente o atrito e o arrasto parasítico entre os metais. "O produto diminui a redução de atritos em até 75%. E reduz ainda em 2,8% o consumo de combustível", diz Jovane. Vale ressaltar, que um estudo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), comprova que o produto reduz em até 62% a emissão de gases poluentes.

Outro benefício do condicionador de metais é durante a partida a frio, que é responsável por 80% do desgaste total dos motores. "No momento da partida ocorre o contato do metal com metal devido a ausência momentânea de lubrificação. Com a aplicação do produto, ocorre o contato de Militec-1 com Militec-1 e isso protege a superfície metálica, evitando este desgaste", diz o técnico.

Nos motores à gasolina, álcool ou diesel, o indicado é aplicar 200 ml do produto para um cárter com volume de óleo de 4,5 litros, a cada 20 mil km. Cada frasco contém 200 ml. O produto pode também ser aplicado no câmbio manual, neste caso 60 ml por litro de óleo, a cada 48 mil km. "Após o funcionamento de um motor durante uma hora ou percorrendo 100 Km já é possível observar uma melhora significativa do funcionamento do motor e após 1 mil Km não encontraremos o Militec-1 no óleo lubrificante, pois todo seu processo de adsorção foi concluído", explica Jovane Cardozo.

No caso de motores e transmissões preparados para competição, o uso de Militec-1 é fundamental, já que as folgas entre os componentes internos dos  motores gera uma  contaminação por combustível, seja metanol ou álcool, no sistema onde o lubrificante primário atua. "A presença destes elementos nos sistemas mecânicos promove o desgaste dos seus componentes, possibilitando o aparecimento de particulados metálicos que contribuem com o aumento do efeito destrutivo do mecanismo, fechando-se ai o "círculo" que promove o encurtamento da vida útil e a quebra do motor, câmbio, diferencial e outras peças", diz o diretor técnico..

Além dos veículos

Além da aplicação em motores de todos os tamanhos, de dois ou quatro tempos, o Militec-1 pode ser aplicado em transmissões e diferenciais automotivos e industriais, compressores de todos os tipos, incluindo os de refrigeração, rolamentos, redutores, mancais, bombas, sistemas hidráulicos, correntes, armas, kart, jet ski, skate, bicicleta, hobby modelismo, entre outros.

Para motores de dois tempos (de moto, barco, jet ski e kart), por exemplo, o ideal é aplicar 60 ml para cada litro de óleo.

Site Brasil: http://www.militecbrasil.com.br/

Site EUA: http://www.militec1.com/

 

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