Loja Virtual:

Jipeiros On-Line:

Nenhum

Agenda de eventos:

<<  Dezembro 2017  >>
 Dom  Seg  Ter  Qua  Qui  Sex  Sáb 
     
17181920212223
24252627282930
31      

Classificados:

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje177
mod_vvisit_counterOntem1076
mod_vvisit_counterEsta Semana2334
mod_vvisit_counterSemana Passada8729
mod_vvisit_counterEste Mês12891
mod_vvisit_counterMês passado44377
mod_vvisit_counterTotal6944669

Visitantes: 20
Seu IP: 54.82.79.109
,
Horário: 03:18 12/12/2017
Trilhas: Província de São Pedro
Última Travessia da Estrada do Inferno 2007 PDF Imprimir E-mail
Trilhas: Província de São Pedro
Escrito por Daniel Oliveira   
Ter, 22 de Maio de 2012 13:56

A estrada BR-101, chamada de translitorânea, também denominada Rodovia Governador Mário Covas (a partir de 2001), que tem o seu ponto inicial em Touros (RN), e o ponto final em São José do Norte (RS), com uma extensão de 4.551,4 Km. Atravessa os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

  
A Estrada do Inferno iniciava no, hoje, município de Capivari do Sul e terminava em São josé do Norte, no Rio Grande do Sul, trilha iniciada pelos tropeiros de gado e na época teve a denominação de "Estrada Real".

  
Quando Mostardas era o município mais isolado do Rio Grande do Sul, não havia estrada e sim um caminho, foi fundada a Empresa de Transportes Coletivos, possuindo apenas um ônibus.

  
Estelino Ludovico Bitencourt nasceu em Tubarão no dia 17/06/1927, chegou em Mostardas por volta de 1950, e iniciou sua vida como caminhoneiro.

  
No ano de 1964 a empresa de ônibus foi adquirida por Estelino que a transformou na Empresa LB. Ao final a empresa contava com trinta e dois ônibus. Naquela época uma viagem a Porto Alegre levava em média doze horas, num ônibus Ford 1948.

 

Estelino conta como foi a história do Cyborg: "A ideia de construir um ônibus especial surgiu logo que adquiri a empresa. Em 1966 encontrei em um ferro velho, em Porto Alegre, um caminhão do Exército, era importado de fabricação norte-americana". 

 
As dificuldades eram tantas que o empresário virou inventor. Em 1967, Estelino resolveu construir um ônibus capaz de passar sem atolar pela Estrada do Inferno. Comprou um caminhão. Na firma Boelter nós alongamos o chassi, adaptamos um motor e caixa de Mercedes, e também uma carroceria usada, três diferenciais, tração em dez rodas, 42 lugares. Este serviço levou um ano. A velocidade máxima era de 60 km por hora, mas normalmente andava a 15 km por hora, era o que a estrada permitia. O povo foi quem batizou o ônibus de Cyborg, lembrando o seriado da TV onde o homem biônico com sua força imensa resolvia qualquer problema.

 
A primeira viagem foi em 1967 e o motorista era o próprio Estelino. A força do Cyborg impressionava. Só a caixa de transferência pesava 180 kg. A altura do chassi era de 60 cm do chão. Isso garantia cruzar os trechos ruins sem atolar. No Cyborg nós engatávamos outro ônibus comum e o rebocávamos até Capivari do Sul, quando a estrada melhorava. O Cyborg atuou na Estrada do Inferno por seis anos.

 

O ex-prefeito Luis Martins Concede Título de Cidadão Mostardense ao Sr. Estelino Ludovico Bitencourt e quis comprar o Cyborg para colocar em uma praça da cidade, como homenagem aos serviços prestados pelo veículo. "Eu na época disse ao prefeito que doaria o Cyborg para o município. Mas infelizmente o Dr. Luis Martins morreu e a coisa foi esquecida". O Cyborg acabou sendo desmontado porque já não existiam peças de reposição.

 

Estelino comenta: "Era desesperador. Nós saíamos sem horário para chegar. Da estrada só tínhamos promessas". Cada viagem era um desafio. 

 

Texto: Etelvina Maria Machado Velho (Tuva).
Fotos: Cedidas por Heloiz Azevedo.

  

Assista agora a última travessia realizada pelo Grupo de Jipeiros do Província 4x4 na Estrada do Inverno em 2007, onde a estrada ganhava seu tão esperado asfalto.

 


 
Província de São Pedro 4x4: Palma 24/03/2012 PDF Imprimir E-mail
(2 votos, média de 3.50 em 5)
Trilhas: Província de São Pedro
Escrito por Daniel Oliveira   
Seg, 26 de Março de 2012 08:57

Após uma semana de muita chuva e alagamentos a turma do Província 4x4 estava com muita sede de barro, a saída programada para as 14:30h na Posto da Quinta, que teve sua cobertura arrancada pelo forte vento, reuniu 12 veículos para verificar as estradas do interior de Rio Grande e testar suas máquinas para a Trilha da Capilha no dia 07/04, organizada pela Turma do Esmeril 4x4.

 

Passando pela Municipal e Santa Isabel o pessoal apostou na estrada Palma que costuma estar mais embarrada, encontramos alguns lugares para nos divertir e testar os brinquedos, o primeiro a tracionar foi o nosso desbravador Fábio JL que acelerou fundo a Cherokee Sport, mas os BF não ajudaram muito e ele teve que ganhar uma forcinha o JP Max do João Batista, o Leonardo Parafa mesmo com problemas na reduzida do seu novo brinquedo também uma Chereka Sport , mas com pneus frontieira também não conseguiu transpor, foi a fez da Pajero GLS-B V6 do Menudo com pneus super frontieira, mas trancou os diferenciais, por último nosso amigo Paulo Kareka que tirou os dois pra fora mostrou o bom e velho Willys merece seu respeito e rasgou passada para alegria da galera.

 

Seguimos pela a estrada da Palma que estava embarrada e deu para brincar em 4x2, já no final da trilha chegando na RS-473, iniciaríamos o retorno para Rio Grande, mas encontramos um arrozeiro realizando a sua colheita e então para a nossa surpresa o Parente foi bater um papo  e ele perguntou se nós queríamos barro de verdade, ele mostrou a entrada de sua fazenda, mas a turma não se animou a passar, o fazendeiro tinha outra plantação recém colhida e de fácil acesso o que bastou para um fim de tarde tem embarrado.

 

Retornamos pela estrada Municipal passando por trechos alagados até o cair na noite, às 20h chegamos em Rio Grande, sujos mas com alma lavada e nenhuma baixa.

 

Um forte abraço a todos, Daniel Oliveira.

 

Confira as fotos...

 
Província de São Pedro 4x4: Expedição Faróis 2012 PDF Imprimir E-mail
Trilhas: Província de São Pedro
Escrito por Daniel Oliveira   
Ter, 17 de Janeiro de 2012 09:15

    

   

    

 

Clique aqui para ver as fotos...

 
Província 4x4 - Trilha 20 de Setembro PDF Imprimir E-mail
Trilhas: Província de São Pedro
Escrito por Daniel Oliveira   
Ter, 20 de Setembro de 2011 23:31

 
1ª Trilha do Lobisomen - Província de São Pedro 4x4 PDF Imprimir E-mail
Trilhas: Província de São Pedro
Escrito por Daniel Oliveira   
Sex, 09 de Setembro de 2011 19:08

 

 

Veja as fotos...

Você possui fotos desse evento? Clique aqui ou envie para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximo > Fim >>

Página 1 de 9